MENU
Informação

TIREÓIDE EM GATOS: COMO TRATAR

O hipertireoidismo felino é a alteração hormonal mais comum em gatos, ocorrendo principalmente em animais idosos. Esta enfermidade afeta vários órgãos devido ao excesso de hormônio tireoidiano que acelera o metabolismo. Devido a este excesso hormonal, o metabolismo do felino funciona de forma acelerada que os órgãos não podem suportar. Como resultado, podem surgir problemas cardíacos, gastrintestinais e renais, hiperatividade, perda de peso e aumento do apetite que são sinais clássicos desta enfermidade. 
 
Tratamento
O tratamento do hipertireoidismo geralmente é eficiente e compensador. O objetivo do tratamento é diminuir os níveis de hormônios tireoidianos circulantes. Existem três opções de tratamento do hipertireoidismo: Medicamentos de administração diária, remoção cirúrgica do tecido glandular e tratamentos com iodo radioativo. Das três opções, apenas a cirurgia e a aplicação de iodo radioativo levam a cura. 
 
O tratamento com Iodo Radioativo é feito através de injeções, tem poucas complicações e efeitos colaterais e é geralmente muito eficiente na cura do hipertireoidismo. Porém é difícil encontrar um médico veterinário que tenha os equipamentos necessários e siga todas as normas de segurança e exigências devido ao controle de radioatividade necessário. O iodo radioativo destrói apenas as células ativas da tireóide.As células que estiverem inativas, posteriormente poderão voltar a produzir hormônios e o gato não necessitará de reposição hormonal.