Informação

CERATITE POR MICROFILÁRIAS EM CÃES: DOENÇA RECÉM-CONHECIDA

Estudo realizado no Brasil pela diretora da Clínica Vetmasters, Dra. Angélica Safatle, em conjunto com  demais médicos veterinários de São Paulo, é destaque da edição de maio da Revista Internacional Veterinary Ophthalmology, publicação oficial da American College of Veterinat Ophtalmologists.

O estudo, tema da capa da publicação americana, descreve os achados clínicos e histopatológicos em cães com ceratite crônica causada por microfilárias diagnosticadas no Brasil.

Segundo a pesquisa, agentes parasitários têm sido associados à ceratite, mas um diagnóstico de ceratite parasitária não tem sido comumente feito em animais domésticos.

Este estudo representa a primeira evidência científica do envolvimento de microfilárias livres nas córneas de cães. Em análises anteriores, a ocorrência de ceratite parasitária devido à presença de microfilárias só foi relatada em humanos e cavalos.

Foram avaliados animais de duas regiões diferentes do Brasil, sudeste e norte, e cães machos da raça Yorkshire foram os mais afetados. No entanto, devido ao tamanho do estudo, ainda não é possível afirmar se estas características apontam uma predisposição à ceratite parasitária.

"Precisamos ampliar a pesquisa com uma população de amostra maior, mas este estudo já representa grande avanço, especialmente porque esperamos que ele estimule maior consciência sobre a análise clínica da ceratite parasitária. Assim, nossa expectativa é que novos estudos possam estabelecer tratamentos eficazes, identificar as espécies adequadamente e mapear as regiões mais afetadas no Brasil ou em outros países", disse Angélica.