Vetmasters
MENU
Informação

DISTIQUÍASE, TRIQUÍASE OU CÍLIOS ECTÓPICOS

Seu animal tem apresentado lacrimejamento excessivo, desconforto, coceira no olho? Ele pode estar com distiquíase, triquíase ou cílios ectópicos.
 
A Distiquíase consiste no mau posicionamento de cílios isolados ou múltiplos na pálpebra. Já a Triquíase consiste no desvio do crescimento dos cílios para dentro, ou seja, em direção ocular. Pode ser congênito ou adquirido e a pálpebra normalmente conserva a sua posição normal. No caso de cílios ectópicos, os pêlos crescem através do interior da pálpebra. Em todas essas condições, os cílios podem danificar a córnea do olho e iniciar um processo ulcerativo crônico.
 
O QUE FAZER?
 
Tanto na Distiquíase como na Triquíase, a úlcera originada deve ser tratada, mas torna-se fundamental solucionar antes a causa do problema, que é o pêlo mal posicionado. Na maioria dos casos e indicada a cirurgia, que deve ser realizada por médico veterinário oftalmologista com equipamentos específicos.
 
Há situações em que a remoção mecânica dos cílios pode dar resultado, mas cada caso deverá ser avaliado por profissional especializado, mediante exames clínicos. Agende uma consulta com o setor de oftalmologia da VetMasters.